Por Que Não Conseguimos Viver um Amor Verdadeiro?

Ligação Fantasiosa é o termo usado para descrever uma conexão imaginária formada pelo bebê com os pais ou seu cuidador primário, no início da sua vida.

Também descreve uma conexão ilusória com outra pessoa que os adultos tentam estabelecer em suas associações íntimas, um processo que leva à deterioração da relação.

Para que serve uma ligação fantasiosa?

Uma ligação fantasiosa é a principal defesa contra a ansiedade da separação, dor interpessoal e medo existencial.

Alivia a dor e a ansiedade proporcionando uma gratificação parcial da fome física ou emocional da criança. Os bebês têm uma capacidade natural para confortar-se pelo uso de imagens e comportamentos auto-calmante para afastar a ansiedade de ser temporariamente separada de sua mãe e para ajudar a reduzir seus sentimentos de fome e frustração.

Quando os pais são muitas vezes indisponíveis ou inconsistente na satisfação das necessidades do seu bebês, a criança cada vez mais se transforma em uma imagem de estar ligado a eles.

Em outras palavras, a ligação fantasiosa é um substituto para o amor e cuidado que pode estar faltando no ambiente do bebê.

Sobre o Autor

Fernando Santi

Professor de Neurolinguística, Coaching e Hipnose unindo Autoconhecimento e Espiritualidade. Já ajudou milhares de pessoas a mudarem suas vidas e quer ajudar você também. ➜ SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *